COMO SURGIU “COLÉGIO SANTA CLARA”

COMO SURGIU “COLÉGIO SANTA CLARA” 
( Emir Bemerguy )

COMO SURGIU “COLÉGIO SANTA CLARA”

      Existem empreendimentos humanos tão estreitamente vinculados a certas pessoas que, ao fazermos referência às obras, não podemos evitar constantes alusões aos homens ou mulheres que emergem, dominadores, em suas origens. O nosso COLÉGIO "SANTA CLARA" - um dos mais antigos e prestigiosos educandários femininos do país - é uma dessas instituições: falar a respeito da tradicional casa de ensino significa discorrer, paralelamente, sobre DOM AMANDO BAHLMANN e MADRE MARIA IMACULADA DE JESUS. Artífices inspirados da grande empreitada, os dois apóstolos crescem, aos olhos da posteridade, como demolidores contumazes de quantos obstáculos se erguessem nos seus caminhos, como desafios ou tentações que removeriam da luta espíritos covardes. E de tal modo as graças divinas fertilizaram o chio agreste da seara inicial, que frutos abundantes vêm sendo colhidos há mais de meio século.
     Não pretendo, nestas notas despretensiosas, traçar biografias do segundo bispo de Santarém e da religiosa que, consigo, fundou a CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS DA IMACULADA CONCEIÇÃO. Mencionarei episódios de suas operosas vidas apenas para atender a circunstanciais exigências, pois o objetivo deste trabalho é tornar conhecidas, embora sumariamente, as raízes históricas do educandário que se erige como um monumento magnífico à cultura regional.
Fonte: Bemerguy, Emir, Programa da Festa de Nossa Senhora da Conceição, Santarém-PA - 08 de dezembro de 1975, pags. 32,33,35

SAIBA MAIS 




Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem