OS VICENTINOS EM SANTARÉM

OS VICENTINOS EM SANTARÉM 
(João Santos)

OS VICENTINOS EM SANTARÉM (João Santos)


      O movimento vicentino em Santarém data do princípio deste século, antes mesmo que fosse criada a Prelazia de Santarém. 
     A primeira iniciativa teve lugar com a fundação da Conferência de N. Sra. da Conceição - assim denominada, em data de 13 de janeiro de 1901, e agregada ao Conselho-Geral de Paris por carta datada de 23 de dezembro do mesmo ano. 
      Nessa época, Santarém era sede da Vigararia-Geral do Baixo Amazonas e o Pe. Irineu Modesto de Oliveira Rebouças acumulava as funções de pároco de Santarém e Vigário-Geral do Baixo Amazonas. 
      Nada se sabe – até esta data – a origem da fundação vicentina entre nós. E admissível supor-se que o próprio Pe. Irineu tenha sido um incentivador da ideia, uma vez que desempenhava as suas funções com muito zelo e dedicação. Além do padre, outros leigos engajados, como Manoel Valentim Oliveira da Paz, José Brígido Corrêa, Franchagas de Araújo e José Joaquim de Moraes Sarmento, podem ter contribuído muito para o estabelecimento do movimento em Santarém.
Fonte: Santos, João, Programa da Festa de Nossa Senhora da Conceição, Santarém-PA - 08 de dezembro de 1977, pags. 9, 11, 13 e 15.

SAIBA MAIS


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem