NASCE UMA PARÓQUIA

NASCE UMA PARÓQUIA

NASCE UMA PARÓQUIA


      Foi nesse contexto que nasceu a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Com ela, o Bispo aumentava o seu poder sobre o interior da Diocese dó Pará, pois as missões e os religiosos não lhe eram subordinados e possuíam uma vida religiosa independente da sua autoridade. Além disso, Dom Miguel de Bulhões e Sousa, Bispo do Pará, era amigo de Francisco Xavier de Mendonça Furtado, governador da Província do Grão-Pará e irmão do Marquês de Pombal. Desta maneira, o Bispo também mantinha uma política contrária à presença das ordens religiosas que mantinham as missões na Colônia, principalmente os jesuítas, que muito prosperaram em suas missões, não só a nível religioso, mas também a nível social e econômico. 
    No ato de criação da Paróquia, foi nomeado pároco o Pe. Francisco Xavier Eleutério, de nacionalidade portuguesa. Ele fazia parte do grupo de padres jesuítas que se tornou secular para poder continuar trabalhando na Colônia. 
       Não sabemos se este pároco chegou a assumir de fato a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, pois o religioso que se achava como Diretor da Missão não lhe quis dar posse canônica. O Pe. jesuíta Luís Alvares se recusou a assinar a ata de posse do novo pároco, visto que o Superior da Ordem do missionário não havia dado instruções para tal ato, que fora deliberado pelo Bispo do Pará. 



[1] Fonte: Programa da Festa de Nossa Senhora da Conceição, 08 de dezembro de 2007, 13, 14, 15 e 16


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem