MUNICÍPIO DE SANTARÉM – Paróquia do Santíssimo Sacramento

MUNICÍPIO DE SANTARÉM – Paróquia do Santíssimo Sacramento

 

HISTÓRICO DA PARÓQUIA SANTÍSSIMO

COMUNIDADE DO SANTÍSSIMO, 50 ANOS DE HISTÓRIA, FÉ E MISSÃO

 

                As Comunidades tem sempre uma história muito bonita para ser contada. Na nossa Comunidade do Santíssimo tudo começa por volta de 1933 com o culto ao Jesus Sacramentado. Sob a liderança de Marcos Antonio dos Santos e Manuel Firmino Motta, e apoio de Frei Ambrósio, várias famílias decidiram realizar anualmente a Festa em homenagem ao Santíssimo Sacramento. Numa construção rústica, feita de grossas varas e coberta de palha, que se chamou de “Latada”, foram realizadas as primeiras manifestações de fé e oração ao Santíssimo Sacramento.

        A partir de 1958, por iniciativa de. Frei Othmar Rollaman, franciscano, vigário da Catedral de N. Sra. da Conceição, foi procurado uma nova área onde pudesse juntar a Capelinha da “Latada” com a de São Francisco, localizada no cruzamento da  Turiano Meira com Borges Leal. Não foi fácil! Houve muitas resistências à mudança, principalmente pelos moradores da “Latada”. Com muito esforço e participação de moradores, a construção da nova Capela ao Santíssimo foi se realizando. Foi construído um barracão, simples que servia de espaço às Celebrações, Escola e reunião de catecismo às crianças.

        Em 1962, a comunidade crescia e sentiu-se a necessidade de um espaço maior para o culto ao Santíssimo. Com apoio de Frei Osmundo Menges e o trabalho de muitos comunitários, iniciou a construção da nova Igreja.

        Nesse tempo tem inicio a organização dos primeiros grupos de vizinhos, que se encontravam para refletir sobre a Palavra de Deus e a realidade da vida. Nos finais de semana alguns grupos ajudavam a construir as casas conforme as necessidades do povo, assim como o barracão para atender as crianças em escolaridade, fazendo assim a ligação da fé com a vida. Muitas vezes as celebrações eram realizadas em residências.  Neste tempo, os grupos de vizinhos chegaram a somar até 50, o que mostra a força da organização da comunidade. Anos se passaram e não podemos esquecer que nesse período muitos contribuíram para nossa organização e evangelização: Padres Seculares Daniel, Carlos, Jaime e Cornélio. Frei Miguel Kellett, Frei Miguel Grawe, Frei Roberto Mizicko, Frei Gregório Kemner, Frei Antonio Glauber, Frei Mauro Hawickhorst, além dos irmãos de Santa Cruz e Irmãs de Santa Clara e muitos leigos e leigas.

        1996, um novo tempo se inicia. Chegou Frei Pedro Amém OFM, com seu jeito todo especial, um novo modelo de organização foi implantada: a Comunidade foi dividida geograficamente em 10 distritos. As catequeses que antes eram realizadas em escolas e outros espaços, passaram a funcionar nas residências das famílias; os grupos de vizinhos ou de oração passaram a experimentar o novo jeito de ser Igreja. Surgiram as CEBs e fortificaram-se os Movimentos: RCC, MCC, Legião de Maria, Apostolado da Oração. As pastorais tomaram mais força: Pastoral Familiar, Pastoral da Criança, as Equipes de Serviços: Batismo, Eucaristia, Crisma, Ministros da Eucaristia e Coroinhas. Paralelo a isso uma outra construção tomou força, um novo templo para o Santíssimo Sacramento. Em 03 de junho de 1999 D. Lino Vombommel fez a bênção da pedra fundamental do novo templo e em 18 de junho de 2003 aconteceu à bênção da nova Igreja do Santíssimo. Em 04 de Janeiro de 2004 Dom Lino Vombommel Preside a Celebração Eucarística em que a comunidade do Santíssimo foi elevada a Paróquia. Em 28 de abril de 2006 a comunidade foi tomada por uma brusca e triste noticia, o falecimento do Frei Pedro Amém OFM. Com sua morte tivemos um período de transição com Frei Alex Assunção da Silva OFM como Administrador Paroquial, em novembro de 2006 Frei Gregório Joeright OFM vindo da Paróquia de Santo Antonio de Lisboa, em Belém, em Celebração Eucarística Presidida por Dom Severino de França Bispo Auxiliar, assumiu a grande tarefa de conduzir o Povo de Deus desta comunidade.

Fonte: https://www.blogger.com/blog/page/edit/5015120752876250070/3757909947455402878

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem