MUNICÍPIO DE SANTARÉM – PRAÇA DO CENTENÁRIO – FOTOS 11

 

MUNICÍPIO DE SANTARÉM – PRAÇA DO CENTENÁRIO


PRAÇA DO CENTENÁRIO

Até 1948, a chamada Praça do São Raimundo, era apenas um espaço aberto em frente à igreja, dando apenas para instalar o “arraial” durante as festas do padroeiro do Bairro da Aldeia.

Como em 1948 houvessem sido programadas várias comemorações para festejar o primeiro centenário da elevação de Santarém à categoria de cidade, o Prefeito de então, Sr. Adherbal Tapajós Caetano Correa decidiu, como ponto alto das comemorações, transformar o “arraial” numa autêntica praça.

O plano para realização da obra foi elaborado pelo desenhista Manuel Maria de Macedo Gentil, que também supervisionou a execução da obra. Ficou uma praça bonita, e, entre festas, foi inaugurada no dia 24 de outubro de 1948, recebendo o nome de Praça do Centenário. No centro da praça foi erguido canhões de nossa extinta Fortaleza do Tapajós, além de um lago artificial que era a atração principal pela existência de jacarés e quelônios de variados tipos em seu interior.

Fonte: Fonseca, Wilde Dias da, Santarém, Logradouros Públicos - Santarém: Instituto Cultural Boanerges Sena - 2006. Pág. 27


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem