MUNICÍPIO DE SANTARÉM – PRAÇA DE BARÃO DE SANTARÉM

 

MUNICÍPIO DE SANTARÉM – PRAÇA DE BARÃO DE SANTARÉM

PRAÇA DE BARÃO DE SANTARÉM

A Câmara Municipal, que funcionava em prédio alugado, desejava construir sua própria sede, depois que Santarém foi elevada a categoria de cidade em 1848.
Encomendado o projeto, o engenheiro que o elaborou sugeriu sua construção para além do morro da Fortaleza, no sentido Leste, argumentando que ali o clima era mais ameno, além de forçar a cidade a expandir-se para aqueles lados. houve protestos, pois achavam que, além do morro da Fortaleza era mato, não havendo ainda a cidade chegado até lá, não existindo, por tanto, o bairro da Prainha. Mas prevaleceu o bom senso. Os vereadores aceitaram a sugestão lógica do engenheiro e mandaram abrir um quadrilátero na mata e lhe deram o nome de Praça da Municipalidade, iniciando imediatamente a construção da Intendência (Prefeitura), isto em 1853. 
Com o a morte do Barão de Santarém, ocorrido a 16 de agosto de 1882, uma Lei Municipal foi sancionada dando à Praça da Municipalidade o Nome de Praça Barão de Santarém, com caráter de perpetuidade.
O Barão de Santarém, Miguel Antônio Pinto Guimarães, nasceu em Santarém no dia 8 de janeiro de 1808 e faleceu a 16 de agosto de 1882, aos 74 anos de idade. Miguel Antônio Pinto Guimarães galgou vários postos da vida pública tais como Juiz de Paz, Coletor de Rendas Provinciais, Comandante da Guarda Nacional, Vereador e Presidente da Câmara entre 1857 e 1872(ainda sem o título de Barão e de 1873 a 1876, já como Barão de Santarém. Foi também Deputado Provincial, Vice Presidente da Província do Grão Pará, chegando a Presidente da Província do Grão Pará, aquilo que corresponde hoje a Governador do Estado. A Praça é também conhecida popularmente como Praça de São Sebastião, por ficar ali a então capela, hoje Matriz de São Sebastião;
Fonte: Fonseca, Wilde Dias da, Santarém, Logradouros Públicos - Santarém: Instituto Cultural Boanerges Sena - 2006. Pág. 26


SANTARÉM - PARÁ- BRASIL
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem