DIAGNÓSTICO DA ÁREA E DAS ATIVIDADES TURÍSTICAS DO PÓLO TAPAJÓS - PARTE I e II - NOVEMBRO 2010 – PARÁ – BRASIL

 

DIAGNÓSTICO DA ÁREA E DAS ATIVIDADES TURÍSTICAS DO PÓLO TAPAJÓS - PARTI I e II - NOVEMBRO 2010 – PARÁ – BRASIL


SUMÁRIO

 PARTE I

DIAGNÓSTICODA ÁREA E DAS ATIVIDADES TURÍSTICAS DO PÓLO TAPAJÓS - NOVEMBRO 2010 - PARTE I –PARÁ – BRASIL 

PARTE I APRESENTAÇÃO 24
1 CONTEXTO 26
2 JUSTIFICATIVA 30
3 OBJETIVO DO PDITS 30
4 DESCRIÇÃO GERAL DO PÓLO TAPAJÓS 31
5 PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS 35
6 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 38

PARTE II DIAGNÓSTICO DA ÁREA TURÍSTICA 40
1 Diagnóstico da Área Turística 40
1.1 Caracterização Geral 40
a Situação Geográfica 40
b Rede Viária de Acesso 40
c Descrição e Mapeamento da Área 51

1.2 Infraestrutura e Serviços Urbanos 56
1.2.1 Análise da Evolução dos Processos de Urbanização e Migração 56
1.2.2 Caracterização Qualitativa e Quantitativa 58
a Sistema de Abastecimento de Água 58
b Sistema de Esgotamento Sanitário 59
c Sistema de Limpeza Urbana 60
d Sistema da Rede de Drenagem Pluvial 62
e Sistema de Transporte Urbano 62
f Sistema de Comunicação 64
g Cobertura da Iluminação Pública 64
h Serviços de Saúde 65
i Situação de Segurança 67

1.3 Dinâmica Socioeconômica 68
a Análise da Evolução Econômica e Desempenho do PIB 68
b Evolução Demográfica 71
c Condições de Vida 74
d Análise da Contribuição do Turismo 77

1.4 Aspectos Socioambientais 78
a Recursos Naturais: Situação de Qualidade e Descrição dos Usos a que se Destinam 78
b Identificação e Descrição de Áreas Degradadas 85
c Identificação e Avaliação dos Impactos no Meio Ambiente 87
d Gestão Ambiental: Políticas Públicas e Programas de Gestão Ambiental 88
e Gestão Ambiental nas Empresas Públicas e Privadas 94
f Avaliação dos Projetos Ambientais 95

2 ANÁLISE DA OFERTA TURÍSTICA 97
2.1 Atrativos e Produtos Naturais 97
a Identificação e Descrição dos Diversos Tipos de Atrativos Naturais e Unidades de Conservação 98
b Descrição da Oferta de Outros Atrativos e Produtos de Cunho Ambiental 126
c Identificação da Demanda para Criação de Novas Unidades de Conservação 134
d Identificação e Avaliação dos Impactos causados nos Atrativos 134
e Análise do Potencial de Desenvolvimento dos Atrativos Naturais ainda Não Explorados 136

2.2 Atrativos e Produtos Histórico-Culturais 136
a Identificação, Descrição e Caracterização dos Diversos Tipos de Atrativos e Produtos Turísticos de Cunho Histórico-Cultural 136
b Comentários sobre o Potencial de Desenvolvimento de Novas Atrações 152
c Descrição da Situação de Proteção e Conservação dos Atrativos Históricos e Culturais Frágeis que podem ser Afetados 152
d Identificação do Potencial de Desenvolvimento dos Atrativos ainda Não Explorados 153
e Identificação dos Possíveis Impactos Negativos sobre os Atrativos Histórico-Culturais 154

2.3 Outros Atrativos e Produtos Turísticos 154

2.4 Alojamento Hoteleiro 155
a Descrição e Análise e Evolução da Capacidade Hoteleira 155
b Definição da Tipologia e da Categoria dos Empreendimentos Hoteleiros 157
c Informações sobre a Taxa de Ocupação Anual e Mensal dos Empreendimentos 157
d Apreciação Geral da Qualidade dos Empreendimentos 158
e Indicação do Número de Empregos Gerados por Tipo e Categoria de Estabelecimento e Localização 159

2.5 Alojamentos Extra-Hoteleiros 159
a Identificação, por Município, dos Alojamentos Extra-Hoteleiros 159
b Comentários sobre a Evolução de cada Categoria de Hospedagem 160

2.6 Equipamentos de Alimentação 160
a Tipos e Categorias e Número de Estabelecimentos 160
b Apreciação Geral da Qualidade dos Estabelecimentos 161

2.7 Agências de Viagem de Receptivo e Operadoras de Tours 163
a Identificação, Número de Empregados, Regulamentação dos Serviços e Integração dos Produtos Turísticos 163
b Número e Organização dos Guias de Turismo 163
c Apreciação Geral da Qualidade dos Serviços Ofertados 164
d Indicação do Número de Empregos Gerados 165

2.8 Locadoras de Veículos e Serviços de Transporte Turístico 165
a Informações Referentes à Aluguel de Veículos, Qualidade, Preço, Adequação a Demanda e Profissionalismo 165
b Número de Empresas, Localização, Número de Funcionários 166
c Caracterização dos Meios e Modos de Transporte 167

2.9 Equipamentos para Venda de Artesanato 168
a Caracterização por Tipo dos Produtos e sua Atratividade para o Turismo 168

2.10 Equipamentos e Serviços para Reuniões e Eventos 169
a Capacidade Total dos Equipamentos e das Instalações 169
b Considerações sobre as Empresas de Apoio para Organização de Eventos 171

2.11 Animação e Entretenimento 171
a Especificação da Tipologia da Oferta 171

2.12 Informação Turística 172
a Indicação dos Serviços de Informação Turística 172
b Indicação da Existência de Sinalização Turística nas Estradas e Núcleos Turísticos 173

2.13 Investimentos Futuros do Setor Privado 173

3 CAPACITAÇÃO DA POPULAÇÃO PARA O TURISMO 183

 PART II 

DIAGNÓSTICODA ÁREA E DAS ATIVIDADES TURÍSTICAS DO PÓLO TAPAJÓS - NOVEMBRO 2010 - PARTE II– PARÁ – BRASIL 

4 GESTÃO DO TURISMO E ASPECTOS CORRELATOS 187
4.1 Organização para a Gestão e Processo Participativo 187
a Organização das Entidades que compõem o Sistema de Gestão do Turismo 187
b Indicação e Caracterização de Mecanismos de Coordenação e Participação da Comunidade no Processo de Gestão do Turismo 190

4.2 Gestão Pública do Turismo 190

4.3 Políticas Públicas e Instrumentos de Planejamento 193
a Impactos e/ou Limitações das Políticas Públicas 193
b Instrumentos de Planejamento e Controle Territorial 194
c Organização e Coordenação do Processo de Planejamento Turístico 195

4.4 Marco Legal e Fiscal 195
a Análise das Leis que regulam as Atividades Turísticas 195
b Informação sobre os Impostos, sobre Serviços Turísticos, Taxas de Aeroporto e outros e Marcos Legais Correspondentes 197

5 DEMANDA TURÍSTICA ATUAL 202
5.1 Perfil do Turista 202
a Caracterização dos Turistas do Pólo Tapajós 202
b Indicação dos Tipos e Grupos de Turistas que se Espera Atrair para a Área e Investimentos Necessários para o Desenvolvimento 227

5.2 Gastos Turísticos 228
a Volume e Evolução do Gasto por turista na Área Turística 228
b Magnitude dos Gastos Turísticos 229

6 CONCORRÊNCIA 233
a Identificação dos Principais Competidores 233
b Identificação dos Pontos Fortes e Fracos dos Competidores 239

7 PROMOÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO 246
7.1 Caracterização dos Atores Responsáveis pela Promoção e Comercialização do Destino 246
7.2 Indicação de Ações de Planejamento de Promoção e Comercialização 247
7.3 Canais Comerciais e Instrumentos para a Promoção do Destino 250
7.3.1 Empresas de Recepção e Cadeia de Comercialização 250
a Indicação das Agências e Operadoras de Serviços 250
b Capacidade de Estruturar Produtos e Chegar aos Mercados 251
c Análise do Trabalho Desenvolvido pelas Agências de Recepção 252
7.3.2 Tipo de Ações e Materiais Promocionais utilizados e Meios de
Medição de seus Impactos 252
7.4 Financiamento da Ação de Promoção 253

8 DEMANDA TURÍSTICA POTENCIAL 255
a Caracterização do Perfil e das Tendências do Mercado Doméstico 255
b Caracterização do Perfil e das Tendências do Mercado Internacional
por Mercado Geográfico 259
c Análise do Mercado Potencial (demanda) necessária para indicar
Formatação da Oferta Turística 264
d Projeções do Crescimento da Demanda 266

9 PROGRAMA TURISMO SUSTENTÁVEL E INFÂNCIA - TSI 270

CONSIDERAÇÕES FINAIS 273
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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