A HERANÇA CULTURAL DE SANTARÉM - Wilson Fonseca 1967 - NAS LETRAS


A HERANÇA CULTURAL DE SANTARÉM
Wilson Fonseca

NAS LETRAS
Fonte: Festividade de Nossa Senhora da Conceição 1967, folhas 5,9.

Não é nossa pretensão oferecer um panorama geral do movimento cultural e artístico de Santarém, pois para realizar esse objetivo, teríamos que coordenar um plano e aprofundar-nos em pesquisas, recorrendo a fontes de difícil acesso, num trabalho que nem sempre produziria o efeito desejado. 
Satisfaz-nos, no entanto, termos conseguido subsídios que, corrigidas as falhas e omissões involuntárias, ajudarão aos estudiosos de amanhã a colher os expoentes representativos da cultura santarena até esta parte. 
Tentamos dar lugar a todos, num esforço de memória e consultas aos alfarrábios que avaramente guardamos, e com isso pensamos que poucos deixaram de figurar nas citações que fazemos. 
Foi nosso escopo formar um conjunto de santarenses, quer pelo nascimento quer pelo coração, com atividades aqui ou alhures. 
Henry Walter Bates em seu livro “O Naturalista no Rio Amazonas” (1860) declara os moradores de Santarém com pretensões a civilização, achando-os mesmo de costumes diversos aos demais habitantes da região.  SAIBA MAIS


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem