CARLOS ARRUDA "CABANOS! NOVELA HISTÓRICA" DE 1969 - BELÉM - PARÁ - Parte V e VI

Caros leitores, estou publicando uma matéria sobre a Cabanagem é um livro de CARLOS ARRUDA "CABANOS! NOVELA HISTÓRICA" DE 1969 - BELÉM - PARÁ como é um pouco longo irei publicar por partes, a obra e visão do Escritor são excelentes.

CABANOS!  NOVELA HISTÓRICA
CALOS ARRUDA
BELÉM - PARÁ - 1969

Parte V e VI

O grosso do exército rebelde, de vitória em vitória, chega e cerca o Forte do Castelo, onde não há luta. A rendição do forte assume aspectos de adesão, e, agora, cabanos e o povo, - acordado com a notícia da morte do governo, - exultantes, aguardam o raiar do dia para içar no mastro do Castelo a longa flâmula vermelha, distintivo da luta popular contra a tirania. 
No tumulto da vitória o Largo do Palácio é pequeno para caber cabanos e povo, que ruidosamente comemoram a queda da opressão. E, como sempre acontece, quando povos derrubam governos, a alegria acaba por se transformar em baderna. Bandos percorrem as ruas quebrando, queimando e saqueando. As lojas maçônicas são incendiadas pela patuléia incontida, sob pretexto de vingar insultos ao padre Batista Campos. Para o povo sofrido, tudo é pretexto, para ação violenta e desatinada. A situação exige providências, e o Conselho dos cabanos é convocado e reúne-se em Palácio ainda na madrugada. 
Todos os líderes e chefes de grupo, e mais os padres Pimentel, Picanço e Severino Matos, tomam parte na reunião Angelim tem a iniciativa e abre os debates:  SAIBA MAIS.

CARLOS ARRUDA "CABANOS! NOVELA HISTÓRICA" DE 1969 - BELÉM - PARÁ  - Parte I e II


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem