CARLOS ARRUDA "CABANOS! NOVELA HISTÓRICA" DE 1969 - BELÉM - PARÁ - Parte I e II

Caros leitores, estou publicando uma matéria sobre a Cabanagem é um livro de CARLOS ARRUDA "CABANOS! NOVELA HISTÓRICA" DE 1969 - BELÉM - PARÁ como é um pouco longo irei publicar por partes, a obra e visão do Escritor são excelentes.

CABANOS!  NOVELA HISTÓRICA
CALOS ARRUDA
BELÉM - PARÁ - 1969

 Parte I e II
 
Os primeiros dias do ano da Graça de 1835 vêm encontrar os 1.939 fógos de Belém bruxoleantes de intranquilidade. Estão suspensas as reuniões familiares nas calçadas e nos terreiros. 
Logo depois da festa de São Silvestre as primeiras famílias, com armas e bagagens, vão para lugar seguro no interior. As despensas começam a ser supridas com excessos de mantimentos, numa previsão de sítio prolongado, e os oratórios de casa passam a ser iluminados dia e noite com as luzes votivas das promessas. 
É o fantasma da guerra que que amedronta Belém e sua gente! 
Os cabanos estão em Belém! Os cabanos vão atacar! Este é o motivo do temor de todos; o assunto de todas as conversas e a razão de todas as promessas. O boato havia brotado das pedras do calçamento na rua Mercadores, alcançado o Largo da Pólvora e explodido em toda a cidade, cobrindo-a com o manto do pesadelo e do temor. 
A polícia do senhor Governador vasculha os terreiros, as rocinhas e os subúrbios e arrabaldes. Ameaça, prende e espanca. Mas a busca incessante nada denúncia. 
Os quatro cantos da cidade são novamente varejados; suspeitos são algemados, açoitados, torturados a ferro e pixe quente, e nada confessam. Quando vagas informações são obtidas por esses meios nada é encontrado nem armas ou acampamentos, nem os Vinagres ou os Nogueiras.  SAIBA MAIS

CARLOS ARRUDA "CABANOS! NOVELA HISTÓRICA" DE 1969 - BELÉM - PARÁ  - Parte I e II



Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem