CARLOS ARRUDA "CABANOS! NOVELA HISTÓRICA" DE 1969 - BELÉM - PARÁ - SEGUNDA PARTE I e II

Caros leitores, estou publicando uma matéria sobre a Cabanagem é um livro de CARLOS ARRUDA "CABANOS! NOVELA HISTÓRICA" DE 1969 - BELÉM - PARÁ como é um pouco longo irei publicar por partes, a obra e visão do Escritor são excelentes.


CABANOS!  NOVELA HISTÓRICA
CALOS ARRUDA
BELÉM - PARÁ - 1969
   
SEGUNDA PARTE I e II

O governo do marechal Manuel Jorge Completa trinta dias. A cidade de volta à legalidade está retomando o curso de suas atividades normais. O comércio reinicia seu movimento com o país e o estrangeiro, o que proporciona esperanças de que o governador, malgrado o pessimismo inicial, possa se transformar no dirigente que o Pará sempre desejou ter.

Sereno, comedido e cumprindo as promessas feitas quando da posse, o governo não pratica perseguições políticas ou violências policiais.

Francisco Pedro Vinagre e os outros cabanos que permaneceram em Belém, retomam os seus afazeres particulares, e o ambiente é, de um modo geral, paz e tranquilidade. A tranquila bonança que sobrevêm à tranquilidade ou antecede a tormenta pensavam alguns...

Somente uma novidade ocorre nesse mês. A chegada de dois regimentos de mercenários estrangeiros. São ingleses e alemães, recrutados a ouro, para servir o império brasileiro, e destinados a reforçar a guarnição de Belém. Os estrangeiros dão um aspecto diferente aos serviços das guardas e patrulhas, constituindo objeto de natural curiosidade popular. A respeito disso uma tarde, Vicente Lavôr e o tenente Luiz Aranha, este novamente incorporado a um regimento de linha, conversam, e a uma indagação de Vicente o oficial responde:  SAIBA MAIS

CARLOS ARRUDA "CABANOS! NOVELA HISTÓRICA" DE 1969 - BELÉM - PARÁ  - Parte I e II


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem