CARLOS ARRUDA "CABANOS! NOVELA HISTÓRICA" DE 1969 - BELÉM - PARÁ - SEGUNDA PARTE III e IV


CABANOS!  NOVELA HISTÓRICA
CALOS ARRUDA
BELÉM - PARÁ - 1969

SEGUNDA PARTE III e IV

     As notícias do assalto e tomada de Vigia pelos cabanos de Antônio Vinagre, acrescidas do fuzilamento de vereadores e pessoas importantes, fez o marechal Manuel Jorge perder a compostura.
O velho marechal transfigurou-se. E de cordato passou, - como num passe de magia, - a injusto, cruel e vingativo. E, o que Lavôr pressentia, realiza-se.
- Prendam o senhor Francisco Pedro Vinagre e todos os seus companheiros, - foi a ordem do marechal.
Francisco Pedro foi presa fácil, pois ignorando o que passava no interior, e todo entregue à reorganização de sua casa e negócios, não tomava nenhuma precaução. Era homem de palavra, e estava, de fato, afastado de toda e qualquer conspiração ou violência! Além do mais dava pleno crédito ao governador que ele mesmo impusera aos paraenses, por sua livre e espontânea vontade. No entanto, o desatino governamental estava estabelecido, e nada respeitava. O terror e a opressão voltam a campear na cidade, sob a égide. E amparo daquele que há dias havia prometido governar com justiça!
E Francisco Pedro Vinagre, é preso e conduzido sob algemas para a corveta “Defensora”. A prisão de Vinagre sob algemas e correntes, a bordo da corveta, revive nos paraenses a tragédia do brigue “Palhaço”, e levanta a bandeira de luta... SAIBA MAIS

CARLOS ARRUDA "CABANOS! NOVELA HISTÓRICA" DE 1969 - BELÉM - PARÁ  - Parte I e II

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem